SUPER HEROES RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DC Comics rompe com o Comic Code Authority

Ir para baixo

DC Comics rompe com o Comic Code Authority Empty DC Comics rompe com o Comic Code Authority

Mensagem  Gláucio "Speedy" Gonzales Sex Fev 11, 2011 10:09 am

Como muita gente sabe em 1954 uma histeria se propagou na conservadora sociedade estadunidense pelo livro do psiquiatra Fredric Wertham. O clássico conhecido como a Sedução do Inocente foi um livro fortemente influenciado pelo macartismo. E até hoje é a linha de conduta moral de quase todos quadrinhos. A DC divulgou uma nota no dia 23 de Janeiro informando que seus títulos não mais trarão estampados o famigerado selo do Comic Code Authority.

Em abril deste ano a DC adotará uma forma própria de classificação e informação do conteúdo de seus títulos (com exceção dos títulos da linha Vertigo que ainda serão “For mature readers” [Para leitores adultos].)

No lugar do selo a DC divulgará letras nas capas que obedecerão a seguinte classificação:

E (Everyone) – Para leitores de todas as idades. Que pode trazer cenas violentas de cartoon e/ou alguma travessura cômica ao estilo Tom & Jerry (Os Simpsons mostram o quanto isso é algo natural com o Comichão e Coçadinha)

T (Teen) – Produzido para leitores de 12 anos ou mais. Pode conter violência leve, linguagem e/ou temas sugestivos.

T+ (Teen Plus) – Apropriados para leitores de 16 anos ou mais velhos. Pode conter violência moderada, profanidade leve, imagens e/ou temas sugestivos.

M (Mature) – Apropriados para leitores de 18 anos ou mais velhos. Pode conter violência intensa, profanidade extensiva, nudez, temas sexuais e outros conteúdos apropriados para leitores mais velhos.

A decisão da DC em romper com uma forma de censura de 60 anos atrás é mais do que acertada! Ela não só é bem-vinda pelos leitores, pois não existe nada mais triste do que ver uma boa história alterada devido a quaisquer tipo de preconceitos.

Vide por exemplo o Homem-Aranha, cujo simples divórcio teria sido uma resolução muito melhor recebida pelos fãs para o fim de seu casamento do que o polêmico pacto com Mefisto. (Ah! É isso mesmo galera da Marvel, o motivo é o divórcio, família é uma coisa séria nos States e o Pacto com Satã é uma sátira que zoa a história mas era uma forma de protesto.)

Na verdade quem foi responsável por isso Joe Quesada, manifestou-se como o divórcio sendo uma prática inadequada para o herói. Ele criou o Azrael com o Oniell, mas sempre ficou com receio de usa-lo descentemente pelos mesmos motivos do herói. Fora que Quesada tornou os heróis imortais com relação à velhice, as idades ficaram subjetivas. Creio que Quesada é talvez um dos mais conservadores editores dos quadrinhos e ao passar para Marvel esse conservadorismo se mantem.

Isso porque na DC atual a existência do Comic Code Authority pouco significa hoje em dia para o desenrolar das histórias, visto que se alguma cena não era aceita pelo código a DC simplesmente a lançava sem o selo estampado na revista.

Vale lembrar que a própria Marvel já havia abandonado o uso do Comic Code Authority em 2001, e ao meu ver não foi por coincidência que foi a partir desta época que a Casa das Ideias teve um aumento considerável na qualidade de suas histórias.

Agora poderemos ter as histórias do tipo “Malhação” com classificação adequada. E não precisaremos surtar com algo que acharmos que não deveria ser assim... Afinal.. vc foi avisado pela capa.

Speedy Gonzales,
Repórter por um dia de frio nesse calor.
Gláucio
Gláucio "Speedy" Gonzales

Número de Mensagens : 2710
Idade : 43
Data de inscrição : 19/01/2008

http://www.gonzalismoveloz.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos