Regras para Narradores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regras para Narradores

Mensagem  Administrador em Sab Maio 29, 2010 1:21 am

As seguintes regras são dirigidas para os atuais e futuros narradores das missões oficiais do fórum:

1] Agendamento: para narrar, o candidato a narrador tem que agendar sua aventura previamente na seção de Comunicados, apresentando um título provisório e um sucinto "plot" (enredo) para aprovação. Antes de aprovar uma aventura, a administração tem que considerar se a trama proposta é coerente com a realidade do fórum. Portanto, ajustes podem ser exigidos para tornar a aventura mais compatível com o fórum. A ordem das aventuras agendadas respeitará não apenas a data do pedido de agendamento, mas também o planejamento apresentado pelo narrador.

2] Coerência Cronológica: cada narrador tem que respeitar os fatos que ocorreram nas missões oficiais que antecederam sua missão. Então é essencial que o narrador consulte os narradores que narraram anteriormente para verificar a situação de cada personagem e do cenário como um todo. Isso é importante para evitar discrepâncias que comprometam o desenvolvimento dos heróis interpretados pelos jogadores do fórum. Afinal, é inaceitável que fatos vividos por um determinado herói em outras aventuras sejam ignorados.

3] Concessão de Livre Arbítrio: mesmo que involuntariamente, alguns narradores tratam os PJs (personagens dos jogadores) como PNs (personagens do narrador). Isso acontece quando o narrador determina o futuro de um personagem sem conceder a chance do jogador fazer ou decidir algo a respeito. Então é aconselhável evitar determinismos. Se um narrador, por exemplo, tem o plano de usar o Capitão Átomo como antagonista numa determinada cena, mas existe um jogador interpretando o Capitão Átomo naquele momento, é melhor buscar um substituto que tenha as mesmas características do Capitão Átomo, como o vilão Major Força. É dever do narrador respeitar a liberdade do jogador para agir. As únicas consequências em um jogo de RPG são aquelas causadas pelas escolhas dos jogadores. Um narrador tem que ter isso em mente ao narrar.

4] Desenvolvimento de Personagens: o narrador tem um papel muito importante, que é o de conduzir os acontecimentos de uma história. Certamente, os eventos narrados terão repercussões nas vidas dos heróis interpretados pelos jogadores. Contudo, cada jogador tem uma ideia do que é interessante para a trajetória particular de seu personagem. Então o narrador antes de tudo tem que respeitar os anseios dos jogadores. Afinal, a maneira com que um determinado jogador interpreta seu personagem pode não combinar com o rumo planejado pelo narrador.
No caso da morte de um personagem, o narrador tem que avisar a administração com antecedência. Os personagens de jogadores podem sim morrer, desde que a morte deles seja do tipo inevitável (consequência das decisões equivocadas dos jogadores) ou relevante para a trama. Após o falecimento do personagem na narrativa, o narrador ainda tem de explicar ao jogador em questão, porque tomou a decisão de eliminar o personagem. Em seguida, o jogador é encaminhado para a administração, para que escolha outro personagem, desde que esteja disponível para uso.

5] Número máximo de narrativas: É limitado o número de narrativas por narrador, sendo uma oficial e duas alternativas o máximo permitido pela administração. (considerando todos os universos)

6] Narrativas oficiais: É proibido narra simultaneamente duas narrativas oficiais. Cabendo ao narrador optar por uma delas caso o calendário de narrativas coincida.

7] Duração das Narrativas oficiais: As narrativas oficiais deverão ser planejadas para ocorrerem no período máximo de seis meses, garantindo maior rotatividade entre os narradores. Casos haja algum problema de ordem maior que impossibilite a conclusão da missão no prazo, o narrador poderá submeter à administração um pedido de prorrogação que será avaliado e poderá ser respondido com extensão do prazo por, no máximo, mais dois meses, de acordo com a avaliação do conteúdo que ainda se encontra pendente na missão.

8] Duração das Narrativas alternativas: As aventuras alternativas não possuem prazo máximo de tempo, no entanto é recomendado que as mesmas sejam narradas em tomos com duração de seis meses. As narrativas alternativas que não receberem postagens de jogadores ou narradores no prazo de um mês serão consideradas inativas e encerradas automaticamente.

9] Respeito às ideias dos outros narradores: É expressamente proibido, e considerado falta grave, um narrador utilizar elementos presentes no roteiro e/ou argumento construído por outro narrador para uso em futura missão. Recomendamos que antes de fechar seu roteiro, o narrador sempre verifique pontos que estão semelhantes demais a ideias apresentadas por outros em propostas de narração. Caso ocorra esta situação, a primeira medida será a solicitação imediata da retirada da ideia da missão que a copiou, chegando a avaliação sobre cancelamento da missão, de acordo com a gravidade do caso e/ou reincidência do narrador em questão.

Administrador
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 3981
Idade : 34
Data de inscrição : 10/10/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum